A professora Valdirene Chitolina, da Escola Básica Municipal Dom Bosco, conquistou o 3º lugar no 15º Prêmio Ação Destaque, promovido pela Editora Opet. O projeto premiado, intitulado “A Independência do Brasil, o ChatGPT e a Escola”, se destacou por sua abordagem inovadora com os alunos do 8º ano.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
A solenidade de premiação aconteceu em Curitiba, entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, durante o XIII Seminário de Gestores Municipais. A professora Valdirene Chitolina foi acompanhada no evento pela coordenadora pedagógica da rede municipal, Sônia Priori, e pela professora Roselei Saquet.
O projeto teve como objetivo estimular o pensamento crítico dos estudantes sobre a Independência do Brasil. O trabalho resultou na produção de um livro científico coescrito por Valdirene Chitolina, Vanessa Chitolina e os próprios estudantes envolvidos no projeto.
Um dos aspectos mais inovadores do projeto foi a utilização pedagógica da Inteligência Artificial (IA), com foco no ChatGPT. A iniciativa buscou desmistificar a ferramenta, apresentando-a como um recurso aliado à aprendizagem e ao desenvolvimento de habilidades digitais.
Os alunos aprenderam a utilizar a IA para funções como levantamento de hipóteses, geração e revisão de textos, promovendo o desenvolvimento do pensamento analítico. A reflexão sobre o impacto da tecnologia na educação foi ampliada com a análise da palestra “A (R)evolução Digital na Educação”, de Martha Gabriel.
O trabalho incluiu ainda, a produção de um vídeo educativo, nas versões original e em Libras, que detalhou o passo a passo do projeto, destacando a pesquisa, a escrita e a reflexão colaborativa.